Bolo de Maçãs e Iogurte

Bolo de Maçãs e Iogurte
Porções: 10

Ingredientes
- 4 ovos
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pote de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
- 6 maçãs
- suco de 1 limão
- ½ xícara (chá) de açúcar

Zabaione de Iogurte
- 3 gemas
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 pote de iogurte natural

Cobertura
- 1 xícara (chá) de geléia de damasco

Preparo
Massa: bata os ovos até espumarem e dobrarem de volume. Acrescente o açúcar aos poucos e bata mais um pouco. Junte a farinha de trigo alternando com o Iogurte. Por último, acrescente o fermento em pó. Coloque em fôrma de aro removível untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180° C), preaquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire e reserve.
Recheio: descasque as maçãs e corte-as em fatias médias. Coloque-as em uma panela e regue com o suco de limão. Polvilhe o açúcar, tampe a panela e cozinhe até que as maçãs fiquem macias. Reserve.
Zabaione: bata na batedeira as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o Iogurte. Coloque em um recipiente refratário pequeno e leve ao fogo, em banho-maria, e mexa até que o creme encorpe.
Montagem: corte uma tampa na parte superior do bolo e retire parte do miolo, sem esfarelar. Coloque as maçãs, reservando um pouco para a decoração. Regue com o zabaione de iogurte. Coloque a tampa novamente. Enfeite com o restante das maçãs e pincele o bolo todo com a geléia. Sirva frio.

Dica: sirva este bolo como sobremesa de um jantar mais sofisticado. Para facilitar, aqueça a geléia em banho-maria ou em microondas por 30 segundos na potência alta antes de pincelar o bolo. As maçãs podem ser substituídas por peras ou pêssegos.

Comentários

Postagens mais visitadas